sexta-feira, 5 de agosto de 2011

unhas

Sobre a trama de "Unhas" é melhor eu não me dedicar tanto, pois este é o tipo de livro que perde algo quando sabemos seu desfecho. Paulo Wainberg nos apresenta um "exterminador de paixões proibidas", uma espécie de serial killer que vende seus serviços, seus crimes, suas obsessões. A influência de Rubem Fonseca no estilo é marcante. Trata-se de um livro bem escrito. Wainberg alterna capítulos onde seu personagem principal age (planeja e executa seus crimes) com digressões sociológicas, psicológicas, filosóficas, literárias e religiosas. Além dessas digressões ele emula pequenos trechos, como se fossem originais de pulp fictions dos anos 1940 e 1950, e os distribuí por seu romance, sem conexão direta com a trama principal. O efeito procurado parece ser o de cotejar as técnicas e procedimentos criminosos utilizados por seu personagem com aquelas dos romances noir clássicos. Não é uma idéia ruim. O enorme número de pequenos capítulos (são 97 deles) me parece um artifício desnecessário. O romance ficaria melhor sem tanta fragmentação, pois o leitor teria o desafio extra de separar as vozes que o autor utiliza (ora um narrador onisciente é quem conta a trama, ora é o assassino quem a conduz, ora lemos trechos dos romances noir inventados por Wainberg). "Unhas" é um livro onde encontramos perversões, o domínio do sexo, pedofilia, alguma escatologia. Nada que um leitor do século XXI não encontre nos jornais ou na televisão regularmente. Duas bobagens me incomodaram (mas elas não comprometem o livro, faço o registro por conta de minhas obsessões). Um é a forma que o personagem principal utiliza para atrair seus clientes, demasiado inverossímil para mim (mas como o mundo da ficção é mesmo livre, temos de acreditar no autor). A outra é ler "teor magnético" quando o autor quer se referir ao que eu acredito ser "alta indução magnética" (uma tonteria, concordo, mas acontece que eu trabalho com magnetismo e não posso deixar passar isso). Bueno. Não é o melhor livro do ano, mas para quem está em busca de um thriller ligeiro, "Unhas" garante um bom par de horas de diversão. [início 03/08/2011 - fim 04/08/2011]
"Unhas", Paulo Wainberg, São Paulo: editora Leya, 1a. edição (2010), brochura 16x23 cm, 247 págs. ISBN: 978-85-62936-46-3

Nenhum comentário: