quarta-feira, 22 de agosto de 2007

cuentos

Ganhei este livro de contos quando estive no Rio de Janeiro. Segundo don Jesus Gonzáles e suas meninas Maribel, Clara e Bárbara o livro foi lançado no ano passado em catalão e, traduzido pelo próprio autor para o castelhano. Relançado no início deste ano já está alcançou a quarta edição. São contos fantásticos, que lembram o Cortázar dos cronópios e famas e também o Borges do Aleph e do Livro de Areia. Os contos são realmente curtos, mas muito bem escritos e refinados, demonstrando que o autor conhece mesmo seu ofício (talvez demasiadamente destro, mas esta é outra história). Após terminar a leitura fiquei com uma má impressão do livro, pois parecia que eu queria terminá-lo logo não porque as histórias eram interessantes e bem escritas, mas sim porque já estava enfadado daquilo tudo. Isto nunca é um bom sinal. Os vinte contos envolvem histórias do cotidiano, por vezes estravagantes demais, parecendo exercícios de estilo, mas inegavelmente quase sempre têm um misto de graça e ironia. Claro que há histórias realmente memoráveis, mas eu acho que vou ter de ler mais volumes de Pàmies para me acostumar com seu ritmo. O livro inclui uma apresentação do escritor catalão Enrique Vila-Matas que a meu ver deveria ser colocada no final do livro. Digo isto pois caí no erro de lê-la antes dos contos de Pàmies e não posso compartilhar do genuíno entusiasmo de Vila-Matas com a qualidade dos contos. Talvez eu esteja mal humorado demais para ler contos nestes dias frios de inverno, mas a laudatória apresentação aumentou em demasia a expectativa que tive ao iniciar sua leitura. Vamos em frente que há muito ainda para ser lido neste ano.
Si te comes un limón sin hacer muecas, Sergi Pámies, , editora Anagrama, 4a. edição (2007) ISBN: 978-84-339-7147-0

Nenhum comentário: