domingo, 30 de março de 2008

olhos de morcego

Leonardo, gentil, mandou-me este exemplar pelos correios com dedicatória e tudo. Lembro de quando o conheci, através de Maria Luiza, em visita para entregar-me um livro recém saído da gráfica. É vero: com ele nunca ficamos com saudades da boa educação. Olhos de Morcego é um pequeno livro com dez contos curtos. Em cada um o narrador é sempre alguém incapaz de entender o que acontece a seu redor, pois a vida é mesmo muito dura. Fragmentários, os contos são narrativas do mundo confuso e trágico dos mais pobres e desvalidos dentre os seres humanos deste início de século que é confuso e trágico ele mesmo. O título se mostra bastante adequado: os olhos dos morcegos são limitados. Mas quem disse que os morcegos dependem dos olhos para se locomover? Assim como os morcegos os párias sociais simplesmente existem, não podem ser modificados. Preciso registrar que não fui arrebatado de pronto pelo livro. Os contos são sempre bem escritos, mas alguns, em que pese o fato de serem muito tocantes, soam algo irrelevantes para mim, que sou quase sempre avesso a valorar o mundo dos párias. Mas isto é provavelmente um problema meu e não do livro. Um dos contos que mais gostei me lembrou o Faulkner de "o som e a fúria", por conta de um personagem/narrador que é deficiente mental. Estas dificuldades que Leonardo cria para si mesmo valorizam o livro e tornam seu esforço digno de uma leitura mais atenta.
Olhos de morcego, Leonardo Brasiliense, editora 7Letras, 1a. edição (2007) brochura 13x20cm, 112 pág., ISBN: 978-85-7577-422-9

2 comentários:

Athos Ronaldo Miralha da Cunha disse...

Aí Aguinaldo...
Permite que eu use esse comentário no Conta Corrente?

abraços
Athos

Athos Ronaldo Miralha da Cunha disse...

Ah! Visite...
quemallhepergunte.blogspot.com

Athos