segunda-feira, 20 de abril de 2020

proseando aqui e acolá

Conheci Sinvaline Pinheiro no início de março, nos domínios do Memorial Serra da Mesa, às margens do enorme lago da hidrelétrica Serra da Mesa, quando estive em uma missão de trabalho no interior de Goiás, em Uruaçu. Sinvaline é escritora, pesquisadora, ativista cultural e memorialista de sua região (que não se restringe ao seu Norte de Goiás natal, pois se expande por todo o estado de Goiás, também o Tocantins e outros caminhos do Cerrado brasileiro. Neste seu "Proseando aqui e acolá" a autora faz 30 registros breves sobre indivíduos e seus ofícios; sobre músicos e artistas plásticos; sobre romarias, saberes populares, festas tradicionais; sobre remotas tribos indígenas, superstições e causos. É o resultado de uma pesquisa etnográfica, onde fez-se a coleta de depoimentos de pessoas que vivenciaram genuínas manifestações culturais goianas, sobretudo no século passado. Em muitos destes registros Sinvaline tenta grafar a linguagem utilizada por seus interlocutores, quase sempre gente simples, pessoas não educadas formalmente, mas detentoras de conhecimentos ancestrais ou ricas - e por vezes dramáticas - experiências de vida. Cada uma das histórias é acompanhada de um registro fotográfico, que oferece ao leitor a oportunidade de contrastar o indivíduo real ali retratado com o que é, a partir da narrativa, pelo leitor construído, imaginado, absorvido. O livro inclui também alguns poemas assinados por Sinvaline, onde ela canta seu amor por sua cidade, Uruaçu, e sua região. Eu, sempre um vinagre pessimista, acredito que o Brasil não merece pessoas assim, que com tanta generosidade guardam o que há de mais belo e verdadeiro da alma brasileira, o que há de mais rico e forte em nosso povo, bem mais que vilipendiado, roubado e corrompido, sem pudor, por legiões de canalhas, há cinco séculos. Paciência. Parabéns a Sinvaline Pinheiro por sua obra, seu exemplo, sua luta. Vamos em frente. Vale! 
Registro #1518 (perfis e memórias #94) 
[início: 05/03/2020 - fim: 31/03/2020] 
"Proseando aqui e acolá", Sinvaline Pinheiro, Goiânia: Editora PUC-GO / Editora KELPS, 1a. edição (2012), brochura 14x20 cm., 108 págs., ISBN: 978-85-8106-297-6

Um comentário:

Paulo Rafael disse...

Pois é isso mesmo!
"Eu, sempre um vinagre pessimista, acredito que o Brasil não merece pessoas assim, que com tanta generosidade guardam o que há de mais belo e verdadeiro da alma brasileira, o que há de mais rico e forte em nosso povo, bem mais que vilipendiado, roubado e corrompido, sem pudor, por legiões de canalhas, há cinco séculos."