sexta-feira, 23 de setembro de 2011

bobby gold

A primeira versão desse livro foi publicada em 1985, mas é como se ela não existisse, não consegui encontrar nenhuma outra informação confiável sobre ela. Sei apenas que após Anthony Bourdain alcançar sucesso e visibilidade, no início dos anos 2000, "Bobby Gold" foi republicado. É um livro pequeno, escrito em capítulos curtos, quase sketches, talvez já pensados para uma versão cinematográfica, uma adaptação teatral, um roteiro. Na época do lançamento original Bourdain ainda era apenas um jovem cozinheiro (com sólida formação culinária no Culinary Institute of America), errático e algo intoxicado. Não havia se tornado ainda o grande e habilidoso chef que escreveria o best-seller "Cozinha Confidencial" quinze anos depois. Em "Bobby Gold" acompanhamos um jovem rapaz judeu de classe média alta que se envolve com tráfico de drogas, passa dez anos preso, ganha massa muscular, alguma sabedoria prática e torna-se o robusto guarda costas (faz-tudo parece ser o termo mais adequado) de um mafioso menor da Manhattan de início dos anos 1980 (os anos agitados onde não se sabia da existência da AIDS, a policia americana era francamente corrupta e drogas eram consumidas com entusiasmo - e quase abertamente - nas boates controladas pela máfia). São histórias bem humoradas e irônicas. Bobby Gold é um personagem interessante (algo esquemático e pouco verossímel nessa aparição, mas tem o physique du role dos bons personagens dos romances policiais). Bourdain é um bom observador e sabe mesclar algo da cultura pop de seu tempo, citações musicais e literárias, informações insuspeitas sobre como se opera para lavar dinheiro, administrar bares e restaurantes, controlar bêbados e drogados, cobrar dívidas. Ele aproveita também algumas oportunidades no texto para descrever algo da gastronomia sofisticada dos restaurantes três estrelas. A narrativa é descompromissada, a facilidade de Bourdain para a oralidade (ele sabe ser desbocado sem ofender a paciência do leitor) torna "Bobby Gold" um livro agradável de se ler. Muito do material bruto que Bourdain utilizaria no "Cozinha Confidencial" aparece ficcionalizado aqui. [início 16/09/2011 - fim 17/09/2011] 
"Bobby Gold: Leão-de-chácara", Anthony Bourdain, tradução de Pedro Maia Soares, São Paulo: editora Companhia das Letras, 1a. edição (2005), brochura 14x21 cm, 119 págs. ISBN: 85-359-0675-4 [edição original: Bobby Gold (Edinburgh: Canongate Crime) 2001]

4 comentários:

Eduardo Lenz de Macedo disse...

Boa dica, Guina. O 'Cozinha Confidencial' está aqui na minha frente, mas ainda não consegui começar. Será que este livro 'dá fome'?? hehehe.

Aguinaldo Medici Severino disse...

olá edu, como vais?
o "coainha confidencial" é excelente, pois ensina uns truques de como funciona(vam) os restaurantes 3 estrelas no início dos anos 2000. ñ a fome, mas vontade de ir a um restaurante isso sim.
abraços fortes.
em tempo: e o show do clapton. are you ready for the blues?

Eduardo Lenz de Macedo disse...

Valeu a dica. Estamos indo dia 6, não dá prá perder! Vale a pena uma 'vip lounge' (ainda tem) pra ver esse cara! Abração.

charlles campos disse...

Aguinaldo, aconselho que leia "Danúbio", do Cláudio Magris. Um dos melhores livros que li nos últimos anos.