terça-feira, 1 de julho de 2014

sol, o poema nascente

Sou um leitor relapso de poesias e nunca havia lido um livro onde estivessem reunidos apenas haicais e tancas. Lembro-me que o vermelho forte da capa magnetizou minha atenção ao ver esse livro de longe, quando foi entregue pelo autor, Carlos Saldanha Legendre, a nosso generoso anfitrião, o Luiz-Olyntho, em uma inesquecível noite festiva, em que ainda era verão. Pois naquela noite festejávamos o lançamento de livros de um outro poeta, o pernambucano César Leal, livros que eu, ai de mim don Olyntho, ai de mim, ainda não terminei de ler. Paciência. De qualquer forma meses atrás consegui um exemplar para mim ao entrar em contato com um outro amigo poeta, o Romar Beling. E dito isso não me desviarei mais, voltemos ao livro do Legendre. "Sol, o poema nascente" reune 110 haicais e 16 tancas. No prefácio do livro, assinado pelo acadêmico da ABL Antônio Carlos Secchin, aprendemos algo sobre a estrutura e os usos dessas duas formas poéticas. Secchin nos ensina que Legendre não é exatamente ortodoxo frente a forma do gênero poético que utiliza (ao, por exemplo, nomear os haicais, numerá-los e flexibilizar as regras de rima dos poemas), mas sugere ao leitor abstrair-se disso e experimentar as propostas do autor. O tema que parece unificar todos os poemas é o da jornada do autor/narrador pela descoberta de si e seu encantamento pelas maravilhas do mundo. As seções em que o livro se divide fixam os passos dessa jornada : "Autorretrato", "O ser", "Outros seres", "Prodígio do ser", "Todos os seres". Na contracapa um último poema: "Parto", parece anunciar - na verdade gritar - que as experimentações do autor irão se concentrar em outros temas, outros motivos. Li os poemas aos poucos, esquecendo a ordem, folheando o livro sem pressa, vagabundo. Leitura curiosa, mas já é tempo de voltar a Veneza, ao Robert Hughes, ao Tristran Shandy e outros tantos que se desgarraram de mim, pobres volumes de meus guardados.
[início: 01/06/2014 - 30/06/2014]
"Sol, o poema nascente: Haicais e Tancas", Carlos Saldanha Legendre, Santa Cruz do Sul - RS: Editora Gazeta Santa Cruz, 1a. edição (2014), capa-dura, 14,5x21,5, 108 pág., ISBN: 978-85-63336-54-5

Nenhum comentário: