sexta-feira, 16 de março de 2007

mangá ulysses

Vamos a ver. Será mesmo muita falta de critério minha considerar este pequeno folheto do David Lasky como um "livro"? Não é um livro, mas é um adorável resumo do Ulysses, meu livro de cabeçeira desde 1982. O que fazer então? Resenhá-lo, claro. E ademais estamos quase nas vésperas do Bloomsday então acho que vale a pena registrar a pequena Odisséia que fez este livreto chegar à Santa Maria. Primeiro eu achei o autor, um artista chamado David Lasky, de Nova Iorque, através do Flickr. Havia lá uma foto de um pacote destes livretos, feitos em 1991 para um Bloomsday de lá. Escrevi a ele dizendo que queria um exemplar, ele enviou o folheto para meu caro Paulo Piquini no Colorado pela bagatela de U$2,00 dólares. Os correios fizeram seu trabalho novamente e eis que o livreto chegou cá em casa, lindíssimo e bem editado. Pena dueña Helga, don Piquini, don Fernando e os outros joyceanos da velha cepa não estarem aqui. Mas o quê dizer sobre o livreto? Trata-se de um comic book onde cada um dos 18 capítulos do Ulysses são bem ilustrados em um quarto e página ou um tanto mais. Apesar de econômico é coisa de quem mergulhou mesmo no original, enfim, uma bela síntese do livro. O pior que pode acontecer é você achar que o livreto substitui o jogo original. Trata-se da mais minimalista das versões do velho Ulysses. O livreto é lindíssimo de se ver (repito de novo: meras 19 páginas dão a conta do recado, mas corra, vá ler o original).
Ulysses, David Lasky, 4th. ed. (2002) davidlasky@yahoo.com

Nenhum comentário: