terça-feira, 26 de abril de 2011

ven a buscarme

"Los enamoramientos", último romance de Javier Marías, foi lançado no dia 06 de abril. Ao encomendá-lo eis que vi este pequeno livro, "Ven a buscarme", parte de uma coleção da Alfaguara espanhola organizada por Arturo Pérez-Reverte. É um livro para crianças, mas que tem ao menos uma das marcas indeléveis de Marías: as histórias de fantasmas. Vejo também algo do fatalismo (grego, mas com tons shakesperianos, caros à Marías). Um jovem chamado Héctor e sua irmã menor, Marina, passam os dias de verão no campo, na casa de seus avós. A avó marca uma árvore na mata próxima a sua casa e indica que além dela os dois não poderiam brincar. Héctor ultrapassa este limite (este métron) e encontra uma caixa de metal enterrada na mata. A caixa guarda uma foto antiga de uma menina e uma carta onde esta menina, Celia, pede ajuda, pede um resgate, pois não quer abandonar o campo e ir viver na cidade. Héctor e Marina passam a procurá-la, com a ajuda da avó. O texto é inspirador, mas claro, curto, pois é pensado mesmo para crianças bem pequenas. As ilustrações do livro são muito bonitas, feitas por uma jovem madrilleña, Marina Seoane Pascual. O único defeito deste livro é ser curto. Paciência. Nota breve: Recebi este e outros livros via DHL e não pelos correios. Foram cinco dias úteis entre Madrid e Santa Maria. Incrível a eficiência. Enquanto isto os terríveis correios brasileiros teimam em nos impingir um serviço pedestre, primitivo, medíocre, que piora dia a dia. Este governo patético não entende mesmo nada de trabalho eficiente. Insuportável tudo isto. [início - fim 14/04/2011]
"Ven a buscarme: Mi primer Javier Marías", Javier Marías, ilustrações de Marina Seoane Pascual, Madrid: Alfaguara (Grupo Santillana de ediciones) , 1a. edição (2011), brochura 25x23 cm, 33 págs. ISBN: 978-84-20-40733-3

2 comentários:

Luiz Cavalcante disse...

Aguinaldo, acompanho com regularidade o seu blog. Tenho obtido dicas preciosas nele.

Uma curiosidade: através de qual livraria você encomenda seus livros em espanhol? Gostaria de fazer uns pedidos de coisas que não encontro na Cultura ou na Amazon, onde costumo comprar. Agradeço se você puder me dar essa orientação.

Abraço

Aguinaldo Medici Severino disse...

olá luiz,
para livros dos eua, espanhóis e outros europeus eu uso principalmente o abebooks (é só digitar abebooks no google) e escolho o livro que quero.
nunca deu errado. é como o estantevirtual, o mesmo esquema, pois o abebooks é um portal que reúne sebos cadastrados mundo afora.
dentre os sebos/livrarias/antiquários o melhor serviço que já encomendei via abebooks foi o da casadellibro espanhola (eles usam o dhl para enviar e chega super rápido, sem passar pelos correios brasileiros).
bom divertimento.
aguinaldo