sexta-feira, 18 de abril de 2014

noites em chamas

Na dedicatória Romar escreve umas palavras gentis e termina grafando a data: 30/08/2012. Lembro-me bem da ocasião desse presente. Era um dia agradável, em Santa Cruz do Sul, numa feira do livro, dia do lançamento de um livro do Cassionei Petry: "Arranhões e outras feridas" (que já resenhei aqui há tanto tempo). Depois li e resenhei um livro de Majela Colares que foi-me apresentado pelo mesmo Romar em uma outra feira do livro, a de Porto Alegre, daquele mesmo e afastado ano. Mas seu livro deixei nos guardados sob o peso dos outros. Os desvios das leituras serpeantes que faço me fizeram esquecer dele. Em abril passado (está anotado em uma das badanas do livro) comecei a ler seus poemas, mas novamente devo ter me desviado dele pois só recentemente, em meio as costumeiras arrumações de início de semestre, dei com o livro algo aflito, já bem rabiscado mas não terminado, pedindo novamente atenção (ou seria minha a aflição por tê-lo esquecido sem dó?). Bueno. Nestas últimas semanas retornei a ele. São sessenta poemas, bem distintos em extensão e temática. Os bem curtos parecem fazer perguntas a uma musa, uma dama rosa inominada; nos maiores o narrador usa a retórica para prescrutar em si mesmo coisas sobre a memória, o destino, as dúvidas e as viagens que fez. Os poemas me parecem apurados, bem cuidados, produzidos com zêlo e erudição. Há três poemas em epígrafe distribuídos no livro, dois deles da poeta polonesa Wislawa Szymborska (sempre poderosa) e um do poeta macedônio Srbo Ivanovski. Os três abrem, oferecem um intervalo e fecham o livro, como se fossem arautos invocados por Romar para apresentá-lo aos leitores. Também alguns aforismos estão distribuídos pelo livro (de Júlio Cortázar, Armindo Trevisan, Cíntia Moscovich, Eduardo Galeano, Rainer Maria Rilke e Paul Celan, dentre vários outros). Estes já parecem dar conta do humor de Romar quando da invenção de seus poemas. Ler esse mar de poemas fez-me um grande bem, lembrou-me de quão bem as palavras podem ser reunidas quando um bom poeta decide fazê-lo. Abraços meu caro. Evoé Romar, Evoé.
[início: 26/04/2013 - fim: 11/04/2014]
"Noites em chamas", Romar Beling, Santa Cruz do Sul: Editora Gazeta Santa Cruz, 1a. edição (2011), brochura 12x19 cm., 144 págs., ISBN: 978-85-63336-02-6

Nenhum comentário: