quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

unos días en el brasil

Lê-se esse pequeno livro num sopro, com um sorriso irônico. O que mais me impressiona é como um formato inusual (notas de uma viagem curta, sete ou oito dias, que Adolfo Bioy Casares fez ao Brasil em 1960) explicíta rapidamente o quão bom escritor ele foi. Bioy Casares viaja ao Brasil como representante argentino em um congresso do PEN Club (um grupo de poetas, ensaistas e novelistas/escritores - daí a sigla - fundado no início do século passado, que já teve protagonismo político maior do que tem hoje). O congresso envolve atividades burocrática, monótonas. Mas Bioy lembra que dez anos antes, na França, havia conhecido uma brasileira que havia se apaixonado por ele. Ela era ainda uma menina e ele não pode corresponder a sua afeição. Será que a viagem poderia servir para reencontrá-la? Durante o congresso Bioy faz anotações, curtas mas poderosas, que descrevem com objetividade suas impressões, os encontros casuais, a psicologia dos colegas escritores, o estranhamento com os hábitos alimentares e os horários das reuniões. Há algo de sociologia selvagem nas notas, mas elas revelam uma mente curiosa e capaz de reflexões complexas mesmo em um ambiente aborrecido. As notas foram escritas no Rio de Janeiro (que ele contrasta com sua Buenos Aires), em São Paulo (algo sufocante pelo tamanho) e na recém inaugurada e inospita Brasília (onde Bioy faz algumas fotografias, incluídas no livro). Ele comenta algumas diferenças linguísticas e culturais entre argentinos e brasileiros (sem simplificações bobas, como usualmente se faz), visita e faz troça de um consulado argentino, faz um divertido passeio de taxi por São Paulo. O livro é complementado por um conjunto de notas de Michel Lafon, um acadêmico francês, tradutor da obra e especialista em Bioy Casares. São notas muito tocantes, de alguém que realmente conhecia e admirava o trabalho de Bioy Casares. [início - fim 16/01/2012]
"Unos días en el Brasil (Diario de viaje)", Adolfo Bioy Casares, posfacio de Michel Lafon, Buenos Aires: editorial La Compañía de Los Libros, 1a. edição (2010), brochura 12,5x19 cm, 104 págs. ISBN: 978-987-25301-6-7

2 comentários:

Thays disse...

Tenho namorado esse livro há uns dias, desde quando decidi ler todas as obras de Bioy Casares!
Estou morando há menos de um ano em Brasília e conhecer a perspectiva dele sobre essa cidade tão atípica me deixa mais instigada ainda :)
Mas agora vai depender de quando minha conta bancária contribuirá para saciar minha curiosidade! heheh

Thays disse...

Obrigada por oferecer a transcrição do trecho, Aguinaldo! Estou curiosa também com as fotos (cheguei a ver uma circulando pela internet) e da obra em geral. Acho que será inevitável adquirir o livro e também não quero te dar trabalho.
Obrigada novamente e parabéns pelo blog! Já estou aumentando minha lista de leitura a partir de seus comentários sobre outras obras.
Abraço.