domingo, 24 de fevereiro de 2008

irmãos grimm

Depois de ler algo tão estressante quanto "deus não é grande" achei que era hora de relaxar e pensar um tanto na vida. Nada como um bom mangá para dar uma chance ao cérebro. Aqui vários autores jovens (uma nova geração de quadrinistas brasileiros) dá versões bem pessoais a alguns contos clássicos dos Irmãos Grimm. As fábulas são conhecidas mesmo por quem nunca abriu um livro na vida: a bela adormecida, rapunzel, joão e maria, chapeuzinho vermelho, pequeno polegar e por aí vai até somar 14 diferentes histórias. Os traços são muito distintos entre si, todos algo moderninhos, quase pop. Alguns me agradam mais, outros são mais pesados, góticos talvez, mas o tratamento é sempre em um tom mais pesado que um desenhista do Walt Disney se permitiria. Certamente o coordenador do projeto deve ter lido algo como "a psicanálise dos contos de fada", do Bachelard, e se inspirado um tanto. Eu tinha pensado em dar este livro de presente para o filho de um amigo meu, mas li e desisti do projeto (o livro fica mais adequado a meu humor do que ao dele, seguro que sim, e é bem capaz dos pais do guri ficarem brabos comigo, mas esta é outra história). Para aqueles que gostam de histórias em quadrinhos é mesmo um belo volume. A lista completa das adaptações é, pela ordem, Velho Sultão (Allan Alex), A Gata Borralheira (Fido Nesti), João Porco Espinho (Claudio Mor), Os Músicos de Bremen (Vinicius Mitchell), O Pequeno Polegar (Daniel Og), João e Maria (Carlos Ferreira e Walter Pax), João Sortudo (Rafael Sica), Branca de Neve (Rafael Coutinho), O Rei Barbicha (Eduardo Filipe, o Sama), Chapeuzinho Vermelho (Arthuro Uranga), Margarete Esperta (Roberta Lewis), As três Línguas e Odyr Rapunzel (Fabio Lyra) e A Bela Adormecida (Allan Rabelo, S. Lobo e Sr. Blond).
Irmãos Grimm em quadrinhos, Diversos Autores, editora Desiderata, 1a. edição (2007) brochura 21,5x28cm, 176 pág., ISBN: 978-85-99-07050-5

2 comentários:

Anônimo disse...

Venho muito aqui, pelo bom gosto e boas dicas, se me permite queria te indicar um livro do argentino Carlos María Domíngues, que a ed. francis editou, chama-se 'A casa de papel'. E é justamente sobre a paixão por livros, bibliotecas, enfim literatura.

Abraço

Aguinaldo Medici Severino disse...

olá anônimo(a).
belo livro. eu já li e já resenhei aqui. dê uma olhada no link
http://guinamedici.blogspot.com/2007/05/biblifilos.html
bom divertimento e inté uma próxima.