quarta-feira, 2 de setembro de 2009

uma letra puxa a outra

Noutro dia vi na televisão uma entrevista com o ilustrador Kiko Farkas e fiquei curioso em conhecer seu trabalho. Encomendei para dar de presente para o filho de um amigo meu mas claro que antes eu tinha de ler (e depois embrulhar como se fosse novo, paciência). Minha surpresa foi saber que o texto do livro é do poeta e tradutor José Paulo Paes, morto há uns dez anos, que eu conhecia de outros carnavais. Cousa boa. O livro é um abecedário muito divertido, feito para quem está mesmo na fronteira de entender as letras e os sons. José Paulo Paes construiu umas quadrinhas rimadas que certamente ajudam os pequenos (e aqueles que já frequentam a rua do Alzheimer) a memorizarem as letras. As ilustrações são bonitas e muito coloridas, de muito bom gosto mesmo. Editado em 1992, meu volume é da décima-oitava reimpressão, feito impressionante. O livro ganhou o prêmio Jabuti de melhor produção editorial infanto ou juvenil de 1993 (trata-se de um prêmio importante da Câmara Brasileira do Livro). Sempre fico com pena de me desfazer de livros, mas este vai mesmo ser mais útil nas mãos de um jovem leitor que esquecido nas prateleiras de minha povoada biblioteca. [início 19/08/2009 - fim 19/08/2009]
"Uma letra puxa a outra", José Paulo Paes, Kiko Farkas, editora Companhia das Letrinhas (1a. edição) 1992, brochura 23x25, 48 págs. ISBN: 978-85-85466-12-1

Nenhum comentário: