domingo, 24 de agosto de 2008

ultreia

Noutro dia vi uma entrevista com um sujeito chamado Cees Nooteboom onde ele contava sua experiência na Espanha, em particular sua experiência com o caminho de santiago. O sujeito pareceu-me sério demais e respeitoso demais, de forma que minha natural ignorância sobre esta peregrinação, quase um pré-preconceito, arrefeceu o suficiente para que eu prestasse atenção no que ele dizia. Mais tarde vou falar sobre os livros que já li dele (um laureado escritor holandês, depois fiquei sabendo). Fiquei com esta história na cabeça, encomendei no site estante virtual alguns livros do sujeito e fui a minha biblioteca garimpar coisas sobre o caminho de santiago. Paulo Coelho estava fora de cogitação, óbvio. Mas procurando com calma achei este "Ultreia: histórias, leyendas, grácias y desgrácias del camino de santiago", livro que eu comprei em um sebo já faz tempos, nas andanças por Madrid. O que dizer dos livros que compro e abandono sem dó nas estantes, cruel que sou? Talvez eles tenham uma vaga esperança de serem resgatados do ostracismo, se não por mim, por algum herdeiro dos meus guardados, certamente que sim, devem eles coxichar à noite. Bom, o autor, Luis Carandell, foi um respeitado jornalista e escritor catalão, envolvido no processo de redemocratização e que manteve durante anos colunas e programas radiofônicos nos grandes meios de comunicação espanhóis. Neste "Ultreia" (um termo que significa algo como "siga adiante" e é utilizado como saudação entre os peregrinos desta caminhada) Carandell descreve em tom bem pessoal o resultado de suas experiências nesta caminhada mítica. É antes de tudo um guia de viagem, mas também serve como um relato breve da história do caminho. Não é o relato de um peregrino, mas antes o de um jornalista que tem um ofício e uma pauta para cumprir, mas o faz com muito bom gosto, pois é dono de um estilo agradável e de fato substantivo, sem adjetivos bestas. Para mim, que conheço pouco a região, fez falta um mapa (talvez ele existisse originalmente, pois o livro foi publicado para ser distribuído por um grande jornal espanhol e nada se pode dizer de algo encontrado em um sebo), mas há umas boas trinta páginas com fotos que dão uma idéia dos lugares mais citados pelo autor. Há também um detalhado índice com os nomes dos lugares citados. Curioso afinal de contas. Lerei mais sobre esta peregrinação (principalmente no tal livro citado pelo Nooteboom, mas esta é outra história).
Ultreia: historias, leyendas, gracias y desgracias del Camino de Santiago, Luis Carandell, Ediciones Santillana, 2a. edição (1999) brochura 15x24cm, 169 pág., ISBN: 84-03-59566-2

Nenhum comentário: