sábado, 25 de maio de 2019

peregrinando rumo a finisterra

Já li alguns livros de pessoas que fizeram o mítico Caminho de Santiago (não, o do Paulo Coelho, definitivamente não). Cada experiência destes autores é muito particular, apesar de todos compartilharem a mesma esperança em algum tipo de iluminação, epifania, encontro, descoberta de si ou da realidade última das cousas. [Preciso fazer um reparo aqui. Meu amigo pernambucano Paulo Rafael lembrou-me que é possível fazer esse passeio apenas por diversão, sem pretensão qualquer e que até dá para ler Paulo Coelho só por curiosidade]. Bueno, meu livro sobre o Caminho de Santiago favorito é seguramente "Caminhos para Santiago", do Cees Nooteboom, que não trata exatamente de uma caminhada, mas do encontro afetivo de Nooteboom com a cultura espanhola. "Peregrinando rumo a Finisterra", do gaúcho e produtor rural Belquer Lopes, é um bom e honesto registro de uma caminhada convencional. Ele e Julieta Dal Castel, sua mulher, fizeram em 2013 um dos muitos ramos portugueses do caminho rumo a Santiago de Compostela. Partiram do Porto, em Portugal e chegaram ao cabo Finisterra, na costa do Atlântico, ponto mais ocidental da Espanha. Fizeram mais ou menos 300 Km, em pouco menos de duas semanas. O livro é muito bonito de se ver, cheio de reproduções fotográficas e de descrições bem escritas. Ele fala do cansaço, dos encontros com outros peregrinos, das pousadas e restaurantes, das cidades e dos vinhos, dos momentos felizes. Segundo ele seu desejo de viajar foi gestado por mais de trinta anos, mas a longa espera justificou o impacto da experiência, a aventura. Seu registro é realmente especial e digno. Vale a pena ler este livro. Em tempo: Incluo aqui hoje, 31/05, um link para a precisa descrição do Paulo Rafael de uma cicloviagem, que ele e uns amigos fizeram, de Bordeaux a Santiago de Compostela, e dali até o Porto, de onde saíram Belquer e Julieta. Fecha-se um ciclo, portanto. De alguma forma o belo livro do Belquer e o registro do Paulo precisavam ficar juntos. Viva. E seguimos o baile. Vale!
Registro #1404 (perfis e memórias #87)
[início: 02/03/2019 - fim: 12/03/2019]
"Peregrinando rumo a Finisterra", Belquer Ubirajara da Silva Lopes, Santa Maria / RS: Editora Rio das Letras, 1a. edição (2017), brochura 13x21 cm, 96 págs. ISBN: 978-85-65172-40-0

6 comentários:

Paulo Sousa disse...

Grande Guina!

Um amigo meu se enveredou nessa peregrinação, mas partindo de Paris. Foi há dois anos mas o cabra voltou cheio de estórias, boas e belas. Quem sabe um dia para mim!...

Aguinaldo Medici Severino disse...

Abração Paulo. Tem alguma coisa que encanta nesta jornada. Ainda não pensei seriamente em fazer (e minha mulher detesta caminhar). Vamos ver. Tudo de bom.

Paulo Rafael disse...

Olá Aguinaldo, fiz o caminho ano passado, de bicicleta, sem nenhuma intenção mística, apenas desfrutar da Espanha. Vale a pena fazer, a paisagem é bela, em especial os Pireneus e a Galícia, há muitas vilas mínimas com igrejas antiquíssimas. Nada de místico-religioso aconteceu para nós. A comida é boa e barata, os hoteis, albergues e pousadas também. Li o livro de Paulo Coelho visto que, possivelmente, ele foi o reinaugurador do caminho. Quando Coelho fez o caminho, quase ninguém ia por lá, e hoje são milhares. É curioso notar que PC nem mesmo chegou a Santiago caminhando: quando chegou ao famoso Cebreiro, pegou um ônibus para Santiago. no link abaixo, vc pode ver nossa viagem que, quem sabe, vira outro livreco daqueles.
https://aventurasdebicicleta.wordpress.com/2018/09/30/30-9-18-resumo/

Aguinaldo Medici Severino disse...

Paulo meu velho. vou retificar o post e incluir um link para tua cicloviagem. de fato fui meio casmurro ao dizer que todo mundo busca algo mítico no caminho. super abraço.

Paulo Rafael disse...

Olá Aguinaldo,

Oxe, eu não achei que você estivesse sendo "casmurro" ou desagradável ;) eu quis somente te mostrar que vale a pena fazer a viagem sem pretensão qualquer e que dá até para ler PC por curiosidade ;) ;) ;)

Abração

Aguinaldo Medici Severino disse...

boa. de qualquer forma quero incluir teu link na postagem, pois de fato tua experiência ali está super bem documentada. as pessoas de quem li livros sobre o caminho costumam ser menos generosas na descrição factual do caminho (os lugares de parar, o quê fazer, etc e tal). abração.